Nosso Blog, encontre:
Ideias Dicas Oportunidades

Como ser um corretor de imóveis credenciado no CRECI

Para que possa se tornar um corretor, não basta apenas o simples interesse, vontade ou disposição para trabalhar nesse ramo.

Assim como qualquer profissão, se faz necessário a devida qualificação, assim como a obtenção do treinamento e a certificação necessária para este trabalho.

Como é obrigatório tirar o Creci para pode atuar na corretagem imobiliária, vários profissionais têm dúvidas sobre as etapas da certificação.

            O Creci é emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, e ele é obrigatório para qualquer tipo de negociação imobiliária, sendo obrigatória a apresentação pelo corretor quando solicitada.

            Além do mais, um corretor precisa atuar de diversas maneiras para conseguir o sucesso, por exemplo, buscando imóveis relacionados à pretensão do cliente, mediando toda e qualquer transação (locação, venda e compra) e também administrando os bens imóveis junto às construtoras e também aos proprietários.

Para saber mais sobre como se tornar um corretor imobiliário e como tirar o Creci, confira estas dicas:

A importância do Creci para o corretor

            Entenda que para se tornar um corretor de sucesso, se faz necessário desenvolver determinadas habilidades de marketing de relacionamento, aprendendo a fazer a identificação do perfil do seu cliente, também sendo importante construir uma boa gama de contatos e saber utilizar as facilidades da tecnologia a seu favor.

Contudo, a prática legal da profissão, exige observação a Lei Federal nº 6530/78, que regulamenta a função.

Ter o registro no Creci é totalmente indispensável para que o corretor possa realizar suas transações imobiliárias e também trabalhar na área.

A fiscalização para cumprimento das obrigações é feita pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), e as penalidades pecuniárias para aqueles que não têm registro, podem chegar ao valor de 10 anuidades.

            Outra vantagem de ter o registro no Creci é a garantia de ser reconhecido no mercado, a ainda informa aos clientes que o profissional é totalmente habilitado pra prestação de serviço como corretor.

Como tirar o registro Creci para corretor

Para que uma pessoa possa ingressar na carreira de corretor são necessários três passos:

Qualificação

            O interessado em se tornar corretor precisa possuir algumas dentre as seguintes formações: Técnico em Transações Imobiliárias, Curso Superior de Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários, todos eles obtidos por meio de instituições de ensino devidamente credenciadas e também autorizadas pelo conselho estadual de educação.

O curso técnico em transações imobiliárias pode ser feito de maneira online ou presencial. Acesse o site do Creci para analisar a avaliação sobre os cursos da sua localidade.

            Outra questão a ser analisada é a busca por um equilíbrio entre finanças e personalidade.

Muitas pessoas escolher o ensino a distância por ser uma modalidade de ensino mais barata, porém nem todas as pessoas têm o perfil necessário para estudar dessa maneira.

            Caso você seja uma pessoa que se distraia com certa facilidade ou que não tenha um local adequado para estudos, busque o ensino presencial, pois entenda que para exercer a profissão você precisará ser aprovado.

            Entenda ainda que os cursos a distância não são mais fáceis ou mesmo inferiores em relação aos cursos presenciais.

De maneira geral o mercado respeita tanto os cursos à distância, quanto os cursos presenciais, pois boa parte dos cursos desenvolveu a metodologia considerada adequada. Por isso fica o alerta que não existe como tirar o Creci estudando pouco.

Como fazer o estágio

            No decorrer do seu curso o aluno deve informar sobre os requisitos obrigatórios para a sua formação, tais como o estágio, sendo indispensável o cumprimento de carga horária para obtenção do certificado.

O registro do estágio pode ser solicitado por meio do Creci e ser protocolado no órgão mais próximo ao aluno.

            Nessa fase, muitos corretores não levam a sério a certificação, todavia, se faz muito importante e ela não pode ser desprezada, pois a oportunidade de estágio que fará o profissional aprender sobre a profissão.

            Sendo obrigatória a obtenção do Creci, muitas pessoas entendem as exigências como algo enfadonho ou limitante, fazendo de qualquer maneira as tarefas correspondentes.

É muito comum que depois de formados, muitos profissionais acabem ficando frustrados como o que estão fazendo.

            Por isso, encare o estágio com a seriedade necessária, para que se possa enxergar como um corretor imobiliário. Ademais, isso é uma excelente oportunidade para se fazer contatos além de ter dicas de corretores mais experientes.

            No trabalho do corretor imobiliário, é muito importante o desenvolvimento de uma rede de contatos.

Sendo assim, conquiste a confiança dos funcionários dos condomínios, do porteiro ao zelador. Procure conversar com pessoas importantes e influentes do bairro onde pretende atuar.

Aproveite de maneira séria seu estágio para que possa fazer contatos importantes com seus colegas de profissão.

            Em poucos casos, corretores mais experientes podem ver com certa desconfiança a presença de estagiários, mas evite que problemas de relacionamento atrapalhem seu crescimento profissional.

Como tirar a certificação de corretor

            Com seu diploma devidamente regularizado, o futuro corretor deve então solicitar ao Creci o registro de sua inscrição.

            Documentos exigidos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Alistamento Militar (homens);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de endereço recente em que conste o CEP;
  • Foto 3X4;
  • Cópia autenticada de comprovante de conclusão do Ensino Médio;
  • Cópia simples do Registro Nacional de Estrangeiro (para estrangeiros).

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Categorias

Postagens Recentes

DICAS

Como registrar um loteamento

Os lotes são criados após um procedimento para o parcelamento do solo. No início, existe uma grande área de terra, sem qualquer tipo de infraestrutura,

DICAS

Como ganhar dinheiro com terrenos e loteamentos

Como ganhar dinheiro com terrenos e loteamentos Podemos entender que a aplicação financeira mais segura é certamente os imóveis. Todos que investem em loteamentos acabam