O mercado imobiliário, infelizmente, não está imune de pessoas sem idoneidade e que tentam aplicar golpes em pessoas e famílias que sonham com a casa própria. Os golpes são os mais diversos: desde empresas imobiliárias que comercializam loteamentos que não estão legalizados, terrenos que não estão localizados no local informado pela loteadora e até mesmo contratam pessoas que não são corretores registrados pelo CRECI para vender os imóveis. Por isso, é importante estar atento aos detalhes para reconhecer e evitar golpes.
Documentação falsificada
Para comprar um imóvel são exigidos diversos imóveis e muitas pessoas acabam falsificando esses documentos, mas como isso acontece? O vendedor consegue a cópia da escritura do imóvel no cartório. Nesse documento tem os dados do verdadeiro dono e, assim, ele falsifica os documentos. Depois, se passa por outra pessoa e vende para outra pessoa.
Vender o mesmo imóvel para diferentes pessoas
Outro golpe comum na área imobiliária é quando o proprietário do imóvel comercializa a mesma unidade para diferentes pessoas. Muitas pessoas não sabem que ao comprar um imóvel é necessário fazer a escrituração e o registro e é assim que essas pessoas aplicam o golpe.
Comercializar loteamento como se fosse condomínio
Muitas falsas loteadoras tentam comercializar um loteamento aberto como se fosse um condomínio e, por isso, é preciso ficar atento. Loteamentos não podem ser fechados com muros, portões e guaritas.
Cuidados ao comprar um lote
1. Verifique a empresa
Você conhece a empresa que está comercializando o loteamento? É importante verificar sua idoneidade e também checar o histórico de processos. Você também deve pedir referências.
Por incrível que pareça, também existem empresas que falsificam documentos e vendem loteamentos que não estão legalizados. Além de contratar vendedores que não são credenciados pelo CRECI para vender os lotes, o que também é ilegal.
2. Desconfie de preços baixos
Duvide de lotes que são vendidos por preços baixos, pode ser que alguma quota irregular esteja sendo vendida.
3. Cheque a matrícula
Sempre verifique a matrícula individual do lote, pois é essa matrícula que garante que aquela porção de terra não vem de uma ocupação irregular.
4. Confira o Registro de Imóveis
Não esqueça de conferir o Registro de Imóveis, o Registro do Loteamento, as licenças e também a aprovação do projeto do loteamento.
5. Faça uma visita ao loteamento
Se puder, vá até o local em que o loteamento está ou estará instalado para conhecer o empreendimento e também verificar a demarcação dos lotes.