Nosso Blog, encontre:
Ideias Dicas Oportunidades

Loteamentos e terrenos: Como ganhar dinheiro

Podemos entender que a aplicação financeira mais segura é certamente os imóveis. Todos que investem em loteamentos acabem tendo uma boa margem de lucro, atrelada a segurança e rentabilidade.

Valorização

            Nossa primeira informação traz o motivo da lucratividade dessa ação. O terreno de maneira muito comum sempre valoriza. Quando se adquire um loteamento, o comprador fará um investimento, que normalmente dentro de 24 meses, valerá 70% a mais do que valia na época da aquisição.

            Isso ocorre, pois como é determinado por lei, a infraestrutura do loteamento deve ficar pronta em até 24 meses. Entenda então que nesse período, o bem estará valorizando em decorrências das melhorias do loteamento.

 

Baixo custo operacional de tributação para loteamentos

Investimento em loteamento apresenta um custo de tributação muito baixo, por volta de 6% sobre o faturamento. Também tem uma grande vantagem do ponto de vista contábil, podendo ser baseado em lucro presumido e não no lucro real.

            Caso se disponha a fazer uma rápida pesquisa, verá que é o 2º menor tributo operacional existente na nossa legislação tributária, perdendo apenas para os tributos agropecuários.

            Por isso, o fato de conseguir rentabilizar em curto prazo e ainda ter um custo tributário tão baixo na atual conjuntura da economia brasileiro, se mostra uma imensa vantagem, assim como um grande benefício.

Alta rentabilidade

            Continuando sobre essa questão, podemos entender que o custo operacional é baixo, enquanto que o lucro é alto. Tendo uma rentabilidade anual próxima, em média, a 19%, essa é a aplicação mais vantajosa do mercado. Afinal, estamos trazendo uma valorização mensal de pelo menos 1%, o que totaliza 12% ao ano, correspondente à correção do capital investido, tendo ainda a correção anual do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).

 

Fatores críticos do seu loteamento

            Investir em loteamentos é sem dúvida um modelo que pode ser moldado tanto para empresas quanto para investidores individuais. Porém, cada perfil traz consigo alguns requisitos que colaboram no sucesso deste tipo de aplicação. Confira então os passos necessários para se ter sucesso na compra de um loteamento.

Loteamentos Para Pessoa Jurídica

1 – Procure se formalizar como uma loteadora;

2 – Procure um excelente consultor imobiliário para que possa ter ajuda na compra de um loteamento com todas as melhores características e opções. Entenda que o segredo da rentabilidade de uma loteadora está justamente na compra dos terrenos, na maneira como a negociação será feita e nas vantagens conseguidas.

3 – Será preciso fazer a aprovação legal do loteamento, porém para isso, será necessária uma boa equipe técnica para cumprir essa tarefa. Pois os loteamentos exigem atenção e cumprimentos de vários requisitos superiores a grande maioria dos demais empreendimentos imobiliários. Assim, deve se observar normas de quatro esferas (federal, estadual, municipal e ambiental) para que sejam aprovados pelos setores do governo.

4 – Muito importante ter o capital para se fazer a infraestrutura exigida para um loteamento. Com a documentação aprovada, o passo é vender os lotes e iniciar toda a implantação do projeto entregue a prefeitura.

5 – Legalizar as vendas dos lotes e também o gerenciamento financeiro. Em resumo, a parte operacional, responsável pelo faturamento do seu negócio. Deve-se ter uma planilha de preços, onde será aplicada a correção do capital empregado. Aconselhamos 1% ao mês mais o IGPM. Caso trabalhe com uma boa junção de vendas, boa compra e um bom contrato de infraestrutura, muito provavelmente sua rentabilidade atingirá a média de 19% ao ano.

 

Loteamentos Para Pessoa Física

Se a opção for investir como um investidor individual, se atente a essas dicas:

1 – Procure se informar sobre a loteadora, questões como tempo de atuação no mercado, ou sua fama pregressa. Se já fez outros loteamentos e se sua entrega é no prazo apropriado.

2 – Pesquise se a área que está sendo loteada está na média dos valores daquela região. Tendo isso em conhecimento, faça propostas para pagamento à vista ou a prazo.

3 – Estude todas as variáveis para as condições de pagamento, como descontos, tempo para entrega da infraestrutura, valorização, localização e etc.

Dica

Procure analisar sempre a existência de lotes de esquina ou terrenos comerciais. As esquinas são consideradas as melhores oportunidades do mercado imobiliário e normalmente são priorizadas. Caso não consiga um terreno nessa parte, escolhe uma “subesquina”, e tenha certeza que fará um grande negócio.

Pense o seguinte: se o cliente que comprou uma esquina fizer uma casa maior ou então um estabelecimento comercial precise de garagem ou área externa, será preciso recorrer a terrenos nas laterais, e você terá a posse de tal terreno para fazer um grande negócio.

Rentabilidade

Ao investir em loteamento, a certeza da sua rentabilidade está garantida. Para que o lucro obtido seja mensurável, leve sempre em consideração uma coisa: comprar o terreno antes da construção da infraestrutura vai lhe assegurar um lucro mínimo de 70% sobre o valor investido.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Categorias

Postagens Recentes

DICAS

Como registrar um loteamento

Os lotes são criados após um procedimento para o parcelamento do solo. No início, existe uma grande área de terra, sem qualquer tipo de infraestrutura,

DICAS

Como ganhar dinheiro com terrenos e loteamentos

Como ganhar dinheiro com terrenos e loteamentos Podemos entender que a aplicação financeira mais segura é certamente os imóveis. Todos que investem em loteamentos acabam