O levantamento planialtimétrico é um levantamento topográfico que tem como objetivo representar com mais precisão a porção de terra analisada. Esse levantamento deve ser feito de forma minuciosa para que todas as características sejam analisadas e para que nada passe despercebido. De modo geral, o levantamento planialtimétrico traz as três dimensões e os níveis encontrados no terreno em uma representação plana. Além disso, o levantamento planialtimétrico deve ser feito por um profissional especializado na área, pois será ele que determinará se o terreno está apto para ser utilizado.
Por que o levantamento planialtimétrico é importante?
Um projeto só é aprovado pela prefeitura se for provado que o empreendimento é seguro. E essa segurança só consegue ser provada por meio do levantamento planialtimétrico. Ou seja, esse levantamento não pode ser descartado pelos proprietários de terrenos que desejam lotear a área.
Além disso, o levantamento reflete no estudo de viabilidade do loteamento. Imagina se o plano é malfeito? Na hora da execução do empreendimento, será necessária uma série de reparos que podem atrapalhar a confecção do projeto e atrasar a implementação.
Confira alguns itens importantes que fazem parte do levantamento planialtimétrico:
- Calcular os cortes
- Calcular o aterro
- Calcular os custos com movimentações de terra
- Definir as delimitações de áreas de preservação permanente
- Estudar o posicionamento de córregos, das faixas de tubulações ou drenagem.
- Posicionar os postes de iluminação pública
- Definir a largura das calçadas
- Demarcar as cercas e muros
Conheça o Banco de Terrenos!
Precisa de pesquisa de mercado e análise técnica para um melhor aproveitamento da gleba? Com pesquisas de mercado efetivas e análises técnicas que mostram como aproveitar melhor a gleba potencializando o VGV, o Banco de Terrenos trabalha com a viabilidade mercadológica e técnica e conta com soluções para incorporadoras e proprietários de terrenos. Clique aqui e saiba mais.