O pré-lançamento de loteamento é muito comum, mas o que ele é e o que significa para os consumidores e para a incorporadora? É importante destacar que, mesmo que seja um pré-lançamento, o imóvel precisa estar registrado e dentro das leis. Já que, segundo o código de defesa do consumidor, o pré-lançamento apesar de ter esse nome, é uma oferta. Por isso, deve seguir as leis estabelecidas. Aos que desejam divulgar um lançamento futuro, só podem prestar informações a respeito do empreendimento sendo vedada a prática de tentativa de negociação e venda de unidades.
O que é proibido?
Como citado acima, se não há o Registro de Imóvel não é permitido a venda dos lotes e, além disso, não pode haver publicidade a respeito do empreendimento como:
- Folders
- Propagandas que contenham preço
- Projeto e planta do local
Por isso, se você receber algum tipo de material a respeito de um empreendimento, verifique se há a indicação do registro da incorporação, bem como a data que foi impresso.
É importante verificar no estande de vendas do imóvel se há o registro da incorporação, pois dessa maneira você terá certeza que há uma planta aprovada do loteamento.
Quais as vantagens do pré-lançamento?
O pré-lançamento de loteamento funciona como um teste-drive. Por meio do pré-lançamento, as empresas conseguem sentir como está o mercado imobiliário no local. E o que as empresas coletam no pré-lançamento para que ele seja vantajoso? De modo geral, as empresas:
- Coletam dados gerais do possível comprador como: nome, idade, local onde mora, se mora de aluguel ou em casa própria. Entre outras informações que ajudam a traçar o perfil do consumidor.
- Testam o preço e a forma de pagamento que está em sendo proposta para ver a aceitação dos clientes.
- Fazem o balanço da aceitação do loteamento.
Conheça o Banco de Terrenos!
Com pesquisas de mercado efetivas e análises técnicas que mostram como aproveitar melhor a gleba e potencializar o VGV, o Banco de Terrenos é a solução para incorporadoras e proprietários de terrenos.