Entenda o mercado de loteamentos, e como funciona a parceria de terrenos para esses fins, a chamada parceria 100% para loteamento, ou, permuta 100%para loteamento.
A maioria dos contratos de loteamentos se referem a operações de Contratos de Parceria, mas você sabe o que isso significa? Fizemos um artigo específico para esclarecer como funciona a parceria de terreno para loteamentos. Leia a seguir e fique por dentro.
O contrato de parceria funciona da seguinte forma, o titular do terreno contrata junto à empresa especializada, o desenvolvimento das medidas a serem tomadas na área, isso envolve, estudos de viabilidade, projetos, infraestrutura, comercialização de lotes, etc. O contrato ocorre de forma que o valor da receita decorrente dessas operações é repartido para ambas as partes.
Como funciona a aprovação de um loteamento urbano?
Para que haja a aprovação de um loteamento urbano, é necessário que se tenham algumas aprovações e regularizações como:
O terreno deve ser autorizado pela análise de viabilidade técnica e econômica, deve-se obter as diretrizes de uso e ocupação de solo, é necessário que haja o desenvolvimento de projetos, tal como aprovações preliminares junto ao município e demais órgãos competentes, bem como a validação final junto ao município e por fim o registro do empreendimento junto ao Oficial de Imóveis competente, e a partir daí é possibilitado o início das vendas.
Vimos que é necessário passar por diversos estágios até que seja validada o início da comercialização do loteamento, muitas vezes essas etapas burocráticas podem resultar em atritos entre o proprietário da terra e o parceiro loteador.
Parceria pura e simples
O Contrato de Parceria pura e simples, não possui uma previsão legal expressa, e não pode ser registrado na matrícula do imóvel, gerando um nível de exposição muito grande para o loteador, pois a facilidade para rescisão pode acarretar prejuízo aos investimentos realizados. Porém existem outras formas de contratos, além do contrato de parceria, que oferecem maior segurança.
Atente- se a parceria
Para que a parceria decorra de forma tranquila, é necessário que ambas as partes tenham noção e estejam em comunhão e a par das intenções do acordo puro e simples de parceria, a fim de evitar situações que sejam desinteressantes ou prejudiciais para umas das partes.
Questões a serem levantadas na parceria pura e simples
- Desapropriações e alterações de legislação de uso e ocupação do solo conferem direito ao loteador?
- A paralisação ou atraso na entrega da obra vincula quem?
- Na ocorrência de dano ambiental, de quem será a responsabilidade?
- A tributação da operação se dá em que formato?
- O loteador é um empreiteiro e presta um serviço ao dono da terra?
- Na ocorrência do falecimento do proprietário da terra, cessa o contrato?
A parceria é um acordo de grande valia que tem favorecido muito o setor de loteamentos. Porém para a garantia do seu sucesso é necessário que haja entendimento entre parceiros loteadores e proprietários de terra.
Conheça o Banco de Terrenos!
Encomende ou Anuncie um Terreno.
TAGS:
Lotes
Terrenos
Loteadora
Urbanismo
Áreas em SP
Incorporadora
Terrenos em SP
Terrenos em SP
Terrenos em MG
Loteamento aprovado
Como lotear uma área
Áreas para Loteamento
Investimento imobiliário
Como lotear um terreno
Permuta em loteamento
Como fazer um loteamento
Investimento em loteamento
Como investir em loteamento
Infraestrutura em loteamento
Parceria 100% em loteamento
Permuta 100% em loteamento
Loteamento aprovado parceria
Parceria em área para loteamento