Você sabe quais os principais custos e como investir na infraestrutura de loteamentos? Confira a seguir.
Chamamos de Infraestrutura a estrutura invisível que sustenta uma construção. Quando nos referimos a infraestrutura de loteamentos, falamos de aspectos básicos que presumem a obra, e para que haja a construção dessa infraestrutura, devemos considerar alguns aspectos primordiais.
Itens que compõem a infraestrutura de loteamentos:
- Abertura de vias
- Terraplenagem
- Demarcação de lotes
- Drenagem de águas pluviais
- Rede de distribuição de água e derivações domiciliares
- Estação de Tratamento de água
- Rede coletora de esgoto sanitário e derivações domiciliares; ETE – Estação de Tratamento de Esgoto
- Guias e sarjetas em concreto
- Pavimentação asfáltica com massa de rolamento pré-misturada à quente (CBUQ)
- Redes de energia elétrica pública
- Iluminação pública
- Paisagismo, gramados e arborização
- Muros
- Alambrados
- Portaria.
Todos esses aspectos citados, são construídos através de obras realizadas pelo próprio loteamento, porém, antes de ter autorização para iniciar as obras, é necessário que os loteamentos cumpram algumas exigências básicas como autorização de licença ambiental, estudo de geotecnia do solo e adequação à legislação local.
Valorize o seu loteamento com sua infraestrutura
Para ganhar dinheiro investindo em loteamento linkar blog, é necessário se atentar a aspectos que vão muito além da localização, e um dos mais relevantes é a infraestrutura do empreendimento, pois ela é a base do loteamento e a garantia de evitar futuros problemas.
Exigências que devem ser cumpridas na infraestrutura de loteamentos
Para que haja a aprovação de loteamentos, é necessário desenvolver diversos projetos, entre eles: projeto urbanístico, paisagismo, arborização viária, sinalização viária (vertical e horizontal), pavimentação, rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, rede de água, rede elétrica e terraplenagem.
Todos os projetos precisam ser aprovados por órgãos públicos, que pode ser a própria prefeitura da cidade ou alguma concessionária, no caso da rede elétrica ou rede de água e esgoto, por exemplo.
Licenciamento ambiental e aprovação na prefeitura são itens básicos para qualquer tipo de loteamento, mas dependendo do tamanho, itens adicionais devem ser considerados como: estudos ambientais mais específicos como EIV (Estudo de Impacto da Vizinhança) ou o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental). Em ambos são definidas medidas para amenizar o impacto ambiental.
Também é necessário regularizar a área com retificação, subdivisão ou unificação, bem como regularizar a matrícula, para que o processo de validação da área seja concluído com base em uma matrícula que descreve a realidade do terreno.
Infraestrutura e a vantagem em adquirir um loteamento
Como vimos, o processo de regularização para a infraestrutura de um loteamento, é um tanto complexo e burocrático, porém todas as normas e regulamentações são de responsabilidade exclusiva do loteamento, e essa é uma das grandes vantagens em adquirir um lote. O comprador não precisa se preocupar com nenhum problema de infraestrutura, e já recebe a sua área do loteamento com toda a estrutura e regulamentação regularizada e pronta para iniciar a construção.
Conheça o Banco de Terrenos!
Com soluções que focam em romper barreiras, superar as dificuldades e atingir os objetivos de nossos clientes, o Banco de Terrenos toma mais de R$ 833 milhões em valor geral de vendas (VGV) até agora. Clique aqui e conheça nossas soluções.