O fundo imobiliário é uma excelente opção para os investidores que desejam diversificar a carteira de investimentos. Esse tipo de investimento é fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e tem como objetivo aplicar recursos em empreendimento imobiliários dos mais diversos como shoppings, escolas, hotéis e loteamentos. Sendo assim, vários investidores interessados em investir em um único ativo se reúnem e formam um condomínio em que os gastos e retornos são divididos pelos cotistas.
Para quem é indicado o fundo imobiliário?
Existem cotas a partir de R$ 100, por isso, o fundo imobiliário é indicado para aqueles que não possuem recursos suficientes para fazer um investimento sozinho ou até mesmo para quem não deseja aplicar diretamente em bens imóveis.
Pense assim: será que você conseguiria comprar um loteamento inteiro sozinho? Provavelmente não, não é mesmo? É aí que entra o fundo de investimento imobiliário. Você lucra com a valorização das cotas ou recebe os dividendos por mês como um aluguel.
Custos e imposto de renda
Para ser isento do imposto de renda, o cotista precisa ser pessoa física, não ter mais de 10% do fundo e as cotas precisam ser negociadas em bolsa. Além disso, o fundo precisa de – no mínimo – 50 cotistas.
Outra vantagem do fundo de investimento imobiliário é a taxa de administração baixa. De modo geral, as taxas giram em torno de 0,25% ao ano.
Vale a pena investir no fundo de investimento imobiliário?
Como já falamos aqui (linkar para blog sobre as vantagens de investir em loteamento) sobre as vantagens de se investir em loteamento, o fundo de investimento imobiliário é uma excelente opção para os investidores.
Quando falamos de imóveis comerciais como shopping, o cenário já é um pouco diferente. Isso acontece porque esses empreendimentos dependem da performance econômica, já que envolve emprego e renda.
Conheça o Banco de Terrenos!
Com pesquisas de mercado efetivas e análises técnicas que mostram como aproveitar melhor a gleba e potencializar o VGV, o Banco de Terrenos é a solução para incorporadoras e proprietários de terrenos. Clique aqui e saiba mais.